Exclusive Hands-On
por Andrew Park, GameSpot
Se você ainda não conhece o The Sims, bem… onde você estava? Sério. A série imensamente popular permite que você tome o autocontrole de pequenas pessoas dentro de um computador de como elas vivem, amam, riem, e buscam os desejos duradouros. A mais recente edição da série, o tão esperado The Sims 3, chegou esse ano, e agora o primeiro pacote de expansão The Sims 3 Volta ao Mundo está chegando. A expansão tirará seus Sims de casa para explorar antigas ruínas em um dos três locais (China, França e Egito), onde você poderá ter novas profissões, coletar todos os tipos de tesouros e fazer novas conquistas. Nós tivemos a chance de testar um pouco das pirâmides e conseguir um pouco de informações sobre as novas ferramentas do jogo que estão sendo adicionadas ao editor do The Sims 3, e temos muito a relatar.
Nossa viagem começou como qualquer outra expedição em um antigo período do Egito – com um confortável par de calças e algo para tentar - a fim de conseguir navegar em algumas ruínas do Volta ao Mundo em busca de coleções de tesouros escondidas dentro dela. Examine cada estatua de aparência estranha, inspecione todos os olhares engraçados nas paredes e passe em todos os painéis soltos que você encontrar. Embora esses objetos não sejam tão difíceis de encontrar (o mais difícil você terá que arrastar o cursor do mouse pela parede para encontrar alguma porta secreta), ninguém saberá onde eles estão. Isso porque as novas ferramentas permitem ligar vários objetos interativos em conjunto para desencadear uma série de quebra-cabeças que podem ser tão longo e complicado (embora os túmulos que virão com o jogo vão variar nas dificuldades: fácil, médio, e uma grande parte em difícil). Assim, você pode ter um monte de escombros que quando escavados mostrarão uma placa de pressão que esconde um botão e quando pressionado,irá desativar a armadilha mortal que o impediu de pegar o tesouro.
O túmulo egípcio que entramos era bem iluminado e consistia em partes iguais, possuía paredes de pedra e pequenos lagos que os Sims podem nadar. Assim como na versão base do jogo, você ainda pode usar o mouse para dar os movimentos, comandos e outras ordens para seu sim, mas o Volta ao Mundo possui um novo sistema de neblina que esconde áreas não exploradas. Felizmente, não é difícil de ver a maioria dos segredos (a menos que eles estejam bem escondidos). Além de estar certo que seu sim possui muita disposição, também terá uma abundancia de comida seca e uma barraca portátil para dormir (e possivelmente alguns novos itens para ajudar na questão da higiene).
Nós exploramos a ruína cuidadosamente, tomando uma série de caminhos que se espreitam, que são encontrados em todos os cantos que poderíamos imaginar. No Volta ao Mundo, é muito provável que você usara muito mais as câmeras do que em qualquer outro jogo da série, já que você irá querer encontrar algum “presentinho” escondido, ou então para se posicionar quando for interagir com objetos que impedem a passagem. Com dedicação você poderá encontrar tesouros e outros “presentinhos”, como moedas, que podem ser usadas para comprar itens específicos em um dos comércios das três regiões e os sacos de dinheiro. O Produtor Grant Rodiek sugere que o aventureiro possa ser realmente rentável suficientemente para que possa ser usado como uma fonte de renda que manterá seu sim bem alimentado e com posses para que ele seja feliz. O novo item barraca portátil torna agora realmente possível o seu Sim ser sem teto, que não precisa de casa. Ele pode sair com um Sim amigo, e quando estiver com sono, armar a barraca para dormir.
Em vários casos, nos túmulos que virão com o jogo, as salas irão incentivar você a olhar ao redor. Enquanto nós não encontrávamos alguma múmia que pulasse fora do sarcófago e nos atacasse (as habilidades físicas do seu sim e o traços de artes marciais que poderão ser aprendidas na China irão o ajudar), nós também não encontramos lugares muito perigosos olhando alguns objetos interativos aparentes – uma armadilha aqui ou ali, uma placa de pressão ou uma estatua deslizante. Você pode empurrar ou puxar as estátuas alinhando o cursor com a direção que quer empurrar ou puxar, e deixar uma estátua em cima de uma placa de pressão que irá acionar alguma ação, e assim irá ajudar a resolver uma parte do enigma. Uma vez que pressionamos as placas e/ou os botões, encontramos muitos resultados – aparecem outras placas escondidas, é ativado ou desativado as armadilhas mortais, são descobertos tesouros escondidos e escadas aparecem para os níveis superiores ou inferiores . Sim, as ruínas podem vários andares e podem ser criados do tamanho que você quiser. Elas poderão ser tão grandes que dificultara a volta para o acampamento, ou então você pode ter sorte e encontrar uma piscina que o levara direto para a saída.
The Sims 3 Volta ao mundo é, claro, muito diferente e ousada para a série The Sims. Você pode gastar de uma a três noites arrumando as ruínas pré-construídas que a equipe da EA fez. O potencial da expansão realmente parece ser as ferramentas de edição. Será interessante ver como construtores vão utilizar a série de objetos para design e construção de ruínas não só para criar uma casa ou uma loja, mas construir uma masmorra totalmente jogável. The Sims 3 Volta ao mundo chega em novembro.
Vídeos do jogo